A Record está vendendo propaganda de forma irregular no interior da Bahia, na cidade de Feira de Santana. A emissora exibe nesse município comerciais diferentes dos exibidos em Salvador. Isso é proibido pela legislação porque a Record não tem concessão como geradora em Feira de Santana –somente como retransmissora. Pela lei, retransmissoras não podem veicular comerciais.
A geradora da Record na região, no caso, é Salvador, mas a emissora “divide” o sinal da geradora e o leva até outra cidade, vendendo ali um espaço publicitário extra e ilegal.
Procurada pela coluna, a emissora negou qualquer irregularidade, “A Record não tem sinais divergentes entre emissoras geradoras e retransmissoras”, declarou em nota a assessoria de Comunicação.
Não é isso que revelam dois vídeos obtidos com exclusividade por Ooops!, e que mostram um intervalo comercial simultâneo em Feira de Santana e Salvador. Captado no último dia 26/09, às 23h01, ele mostra propagandas diferentes nas duas cidades: em Salvador, um comercial do chocolate Bis (Kraf Foods); em Feira de Santana, propaganda da cerveja Brahma (Ambev).
É a segunda vez que a emissora é flagrada burlando a lei. No último dia 3 de setembro, a coluna Outro Canal, da Folha, já havia revelado que a Record estava vendendo comerciais irregulares em sua retransmissora em Campinas (SP).
Dois dias depois de publicada a notícia, a emissora retirou o sinal duplicado.
Além de Campinas e Feira de Santana, a emissora também estaria “dividindo” sinal em outras cidades que não tem concessão de geradora, como Ribeirão Preto (SP), Londrina, Cascavel, litoral e noroeste do Paraná.
A coluna obteve a tabela completa de preços distribuída pelo departamento Comercial da emissora às agências de publicidade do país, e todas essas praças –que não poderiam ter comercialização de espaço publicitário– constam da tabela com preços devidamente estipulados.
Há indícios ainda de que em alguns dias, durante a madrugada, a emissora esteja “dividindo” o sinal nessas cidades e exibindo programas diferentes da Igreja Universal (com pastores locais). A emissora, mais uma vez, nega.
Ricardo Feltrin
Portal Uol
0 comentários:
Postar um comentário